Bibliografia para o concurso da magistratura federal
.
.
Regra básica para blogs: material não se desperdiça. A regra é que o site não é a principal atividade do blogueiro, então a produção de matérias fica condicionada ao tempo disponível (por exemplo, não é exatamente incomum que eu fique dias sem absolutamente nenhum tempo para postar), o que torna cada post valioso demais para ser jogado fora.
Então… estava eu limpando meus papéis velhos, quando esbarrei numa lista de livros que tinha selecionado quando ainda pensava em fazer concurso para juiz federal. Para mim não tem mais serventia, mas como toda semana recebo e-mail pedindo sugestão de bibliografia, acho que vale a pena divulgar aqui o que eu tinha pensado estudar.
Ressalto que há algumas obras que não li (apesar de ter lido sobre elas), e que o foco é no concurso da quarta Região.
Constitucional
Administrativo
Celso Antonio Bandeira De Mello
Autor Genérico (recomendo o Alexandrino)
Direito Internacional Público
Direito Internacional Privado
Jacob Dolinger (parte geral, Volume 1)
Tributário
Genérico (Ricardo Alexandre é uma boa pedida)
Financeiro
Econômico
Eros Grau (indisponível em livrarias)
Leonardo Vizeu Figueiredo (Lições de Direito Econômico)
Penal
Francisco De Assis Toledo (parte geral)
Jose Paulo Baltazar Jr., Crimes Federais (parte especial)
Processo Penal
Eugenio Pacelli de Oliveira
Guilherme de Souza Nucci (Código comentado)
Direito Civil
Orlando Gomes (doutrina pesada)
Processo Civil
Teori Albino Zavaski (tutela antecipada)
Ambiental
Comercial
Fábio Ulhoa Coelho
pontos extras (sem indicacao) Sistema Financeiro, Direito Aduaneiro, Navios e Aeronaves
Previdenciário
Zambitte
Daniel Machado da Rosa Rocha
Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.
Comentários
Igor, meu amigo: sei que é sua especialidade, mas para DIP o Rezek é suficiente mesmo para aqueles que não têm muita simpatia pela matéria?
De qualquer forma, obrigado…
Fábio
Honestamente, é sim…
O que costuma ser cobrado é o rezek e textos de convençoes mais importantes, principalmente pq poucos sao os que conhecem de forma profunda o dip (até mesmo pq é matéria que nao eh cotidiana da judicancia)
att
igor
Caríssimos,
Agradeço demais as indicações de bibliografia, os artigos, ” os motivacionais” etc.
Tomei a liberdade de repassar o “link” do blog a todos os meus amigos concurseiros.
Mais votos de sucesso e Feliz Páscoa!
Previdenciária eu complementaria com o Processo Previdenciário do SAVARIS da Ed. Jurua! É pratica pura, que ganha o alicerce da legislação! Me parece uma ponto positivo, pois tu traz a legislação para a prática, saindo do abstrato!
Um “livrinho” que tenho ouvido falar bem, mas ainda não tenho, é o Direito Previdenciário, Série Concursos da Ed. Saraiva, autora Marina Vasques Duarte! Vale a pena conferir!
“Muito bom”
Comecei a estudar com esse foco há uns três meses e percebi que e estou começando a perceber que minha bibliografia está um tanto voltada pra outros concursos …!
muito boas as dicas!!!
Obrigado!
PS: gostaria de, se possível, manter contato e trocar algumas idéias.
o Hugo de Brito Machado é muito bom, mas para concursos mais pessados, eu indicaria o Eduardo Sabbag
boa indicação, mas falta direito do trabalho e processo do Trabalho que cai em prova, qual vc recomenda
Não sei nem por onde começar. É assunto demais. São doutrinas alternativas ou tenho que ler esses vários autores indicados para uma mesma disciplina? Alguém sugere curso intensivo regular? Eu já fiz mas como trabalho não obtive bons resultados como na época de autodidata.


Hum, bom saber!
Bela indicação, hein!
Raquel